1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Android vermelho com fundo digital de malware

 

Os investigadores de segurança da empresa ESET revelaram a descoberta de uma aplicação na Google Play Store, descarregada mais de 50.000 vezes, e que continha um malware de controlo remoto dos dispositivos.

 

A aplicação era distribuída sob o nome "iRecorder - Screen Recorder", tendo sido enviada para a Play Store em meados de Setembro de 2021. Não se conhece se a versão original teria o malware integrado, mas a app recebeu uma atualização em Agosto de 2022, tendo sido a última efetuada.

 

Esta app prometia aos utilizadores um meio de realizarem a gravação de conteúdos do ecrã nos seus dispositivos, e pedia permissões de gravação de áudio e de acesso aos ficheiros no sistema – o que vai de encontro com a promessa. No entanto, explorando essas permissões, a app também instalava um serviço de controlo remoto, que basicamente permitia aos atacantes terem total controlo dos equipamentos remotamente.

 

imagem da aplicação maliciosos com malware na play store da Google

 

Antes de ser removida pela Google, a app contava com mais de 50.000 instalações desde a altura em que foi enviada para a plataforma. No entanto, é importante sublinhar que a app pode encontrar-se em fontes alternativas, como é o caso de sites pela internet e lojas de aplicações de terceiros, portanto ainda possui o potencial de infetar dispositivos.

 

Em análise do malware, os investigadores descobriram que o mesmo encontrava-se configurado para apenas realizar a recolha de determinados ficheiros e a gravação do ambiente pelo microfone, o que potencialmente leva para o facto de se tratar de um malware de espionagem. No entanto, poderia ser usado para outras tarefas caso os criminosos assim o pretendessem.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech