A Comissão Europeia já se encontra representada em duas plataformas alternativas ao Twitter e ao YouTube. O Supervisor europeu para a proteção de dados (EDPS) revelou ter lançado a sua própria plataforma social no Mastodon e Peertube, como forma de partilhar dados importantes sobre a Europa tanto em texto como em vídeo.
Esta medida permite que a entidade tenha total controlo sobre os dados que estão associados às duas plataformas, já que não estão baseadas em nenhum serviço centralizado como acontece no Twitter e no YouTube.
A primeira plataforma será o EU Voice, criada sobre o Mastodon e focado para o Fediverso. A mesma pretende ser uma alternativa ao Twitter, mantendo o que já se conhece desta plataforma para rápidas mensagens e comunicações, com contas controladas pela Comissão Europeia e os respetivos orgãos.
Já o EU Vídeo é uma plataforma baseada no PeerTube, que pretende ser um meio de divulgar vídeos mais longos e informações mais detalhadas, onde o formato do Mastodon poderia não se adequar. O mesmo terá uma forma de funcionamento similar ao que se encontra no YouTube, mas é inteiramente controlado pela CE.
De momento as duas plataformas encontram-se fechadas. Ou seja, apenas podem ser publicados conteúdos pelas entidades europeias, e os utilizadores individuais não se poderão registar nas mesmas. O objetivo parece ser criar uma plataforma alternativa para divulgar informação que tenha total controlo pelas entidades.
Curiosamente, esta medida surge na mesma altura que Elon Musk confirmou que iria adquirir o Twitter. Apesar de o comunicado da entidade não citar este ponto como uma das medidas que levou à criação das plataformas, não será de estranhar que esteja relacionado.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!