1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Google Mensagens

 

Se a moda pega, é possível que venhamos a ter uma nova forma de receber spam nos nossos smartphones. A partir da Índia, vários utilizadores estão a confirmar que o sistema de RCS da aplicação de Mensagens da Google encontra-se a ser aproveitado para o envio de spam.

 

Ao que parece, vários utilizadores na Índia encontram-se a sofrer uma nova vaga de spam, que tira proveito das mensagens RCS para propagação. Através deste sistema, empresas focadas no envio de spam usam os números dos utilizadores para enviar mensagens com conteúdos promocionais, muitas vezes sem autorização, que conseguem mesmo escapar da filtragem de mensagens da Google – que a aplicação possui.

 

Um utilizador no Reddit afirma que tem vindo a receber mensagens deste género praticamente todos os dias. As mesmas tiram proveito das funcionalidades do RCS para apresentarem links e imagens aos utilizadores, com mais destaque do que uma simples mensagem de texto ou um link desconhecido.

 

É importante notar que estas mensagens não são enviadas diretamente pela Google, mas sim por entidades que conseguem obter os números de telefone dos utilizadores, procedendo ao envio de mensagens para os que tenham o RCS ativo.

 

spam em rcs

 

Tecnicamente, o RCS pretende ser uma nova forma de comunicação em evolução das SMS. Estas usam os dados móveis para permitir o envio de conteúdos multimédia diretamente, além de outras vantagens como a possibilidade de verificar quando o outro utilizador se encontra a escrever. Estas são uma poderosa adição para substituir as SMS, que cada vez mais operadoras têm vindo a integrar nos seus serviços.

 

No entanto, também se abre assim as portas para que seja possível o envio de spam diretamente por este sistema. Não que seja muito diferente do spam que atualmente já é enviado por SMSs regulares em muitos países…

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech