Receber mensagens de marketing ou promoções não solicitadas no telemóvel pode ser frustrante. A pensar nisso, a Google está a implementar uma nova funcionalidade na sua aplicação Messages, destinada a facilitar o bloqueio de comunicações indesejadas provenientes de empresas, tanto por SMS como por RCS.
O que é e como funciona a opção "Cancelar Subscrição"
Esta nova ferramenta, que poderá surgir identificada como "Unsubscribe" (Cancelar Subscrição), foi desenhada especificamente para lidar com mensagens de negócios consideradas não essenciais, como promoções ou alertas genéricos. O botão para cancelar a subscrição poderá aparecer diretamente por baixo da última mensagem recebida (acima do campo de texto) ou estar acessível através do menu de opções (geralmente três pontos verticais) da respetiva conversa.
O processo de cancelamento e o feedback do utilizador
Ao selecionar a opção para cancelar, a aplicação apresentará um pequeno formulário perguntando o motivo da decisão. As opções incluem "Não me subscrevi", "Demasiadas mensagens", "Já não tenho interesse", "Spam" ou "Outro". Caso selecione "Spam", existirá ainda a opção adicional para denunciar o remetente.
Nos bastidores, o Google Messages envia automaticamente o comando "STOP" para o número do remetente a partir do seu próprio número. A Google indica que, após este passo, o utilizador deverá deixar de receber mensagens não essenciais daquele contacto comercial.
Nem todas as mensagens serão bloqueadas
É importante notar que o cancelamento da subscrição foca-se nas mensagens não essenciais. Poderá continuar a receber comunicações consideradas vitais ou que solicitou diretamente, como códigos de autenticação única (OTP), cartões de embarque digitais, ou mesmo a confirmação do cancelamento da subscrição por parte da empresa, que pode incluir informações sobre como gerir as suas preferências de comunicação.
Além disso, se uma empresa não conseguir processar o pedido "STOP" diretamente (por exemplo, devido a configurações da conta do utilizador com essa empresa), poderá redirecioná-lo para as definições da sua conta nesse serviço, para que possa gerir as notificações manualmente.
Disponibilidade atual da funcionalidade
De acordo com a Google, esta funcionalidade está a ser implementada para os seguintes casos:
- Mensagens RCS Empresariais (RCS for Business): Nos Estados Unidos, Brasil, França, Alemanha, Índia, México, Espanha e Reino Unido.
- Mensagens SMS ou MMS (apenas nos Estados Unidos): Provenientes de números curtos (short codes de 5-6 dígitos) e remetentes alfanuméricos.
É possível voltar a subscrever?
Se, por algum motivo, se arrepender e quiser voltar a receber as comunicações de uma empresa que bloqueou através desta função, poderá fazê-lo. A opção para "Subscrever" novamente estará disponível no menu de opções da conversa correspondente.
Esta nova ferramenta foi detetada na versão estável mais recente da aplicação Google Messages (20250409_01_RC00) e representa um passo positivo para dar aos utilizadores mais controlo sobre as comunicações que recebem nos seus dispositivos móveis.
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