Todos os dias milhares de mensagens de email são enviadas, sendo que uma grande maioria é respeitante a Spam. E recentemente um género de spam bastante especifico tem vindo a afetar os utilizadores em Portugal.
A Polícia Judiciária, através da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica (UNC3T), alertou recentemente para uma nova mensagem de spam, na qual se encontra a ser usado o símbolo da entidade para tentar dar credibilidade a uma suposta notificação.
De acordo com o comunicado das autoridades, a mensagem apresenta-se como uma convocatória, supostamente das autoridades, para um caso associado a crimes com menores. Obviamente, a mensagem é inteiramente falsa, e pretende levar as vítimas a acederem a sites maliciosos ou a descarregarem conteúdos potencialmente nocivos para os seus sistemas, bem como levar ao roubo de informações pessoais.
O comunicado aconselha ainda os destinatários deste email fraudulento a não executar os comandos que a mensagem proponha, a bloquear imediatamente o remetente, a reportar o spam e a apagar a mensagem, não devendo clicar em links dela constantes ou abrir qualquer anexo remetido com este tipo de emails sob pena de comprometer a segurança do seu equipamento e dos seus dados pessoais.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!