A chegada do iOS 16 veio também trazer algumas melhorias a nível da privacidade e segurança dos utilizadores, nomeadamente com a chegada do novo “Safety Check”. Esta nova funcionalidade do sistema foca-se em tornar mais simples de gerir a privacidade e segurança dos equipamentos.
Esta funcionalidade é capaz de permitir aos utilizadores rapidamente verificarem quais os contactos que possuem acesso à localização e informações do calendário, bem como as permissões de cada uma das apps individuais.
A funcionalidade encontra-se num formato de lista, para tornar mais simples a tarefa de ver e revogar o acesso numa base de “por app” ou “por contacto”. A empresa sublinha que esta funcionalidade pode ser bastante útil como forma de os utilizadores saírem de uma relação abusiva.
Existe ainda um modo de emergência de reset, que termina a sessão do iCloud, bloqueia as definições de privacidade e limita as mensagens recebidas apenas ao dispositivo que se encontra nas mãos dos utilizadores. Este sistema poderá ser útil caso se tenha suspeitas que o equipamento pode estar a ser controlado/revisto por terceiros.
Estas novas funcionalidades chegam também depois da Apple ter sido fortemente criticada devido aos AirTags, e ao facto que os mesmos estariam a ser usados para casos de stalking.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!