A Google encontra-se a preparar um novo sistema para melhor gestão da RAM usada pelo Chrome, que vai permitir reduzir consideravelmente o uso da mesma por parte do navegador.
De acordo com o leaker Leopeva64, a Google encontra-se a testar um novo sistema de gestão de memória das abas ativas no navegador. Esta funcionalidade permite descartar abas que não estejam a ser ativamente usadas, reduzindo o uso da RAM.
Será também uma funcionalidade bastante útil para quem tenha várias abas ativas ao mesmo tempo, já que evita-se que conteúdos estejam carregados em segundo plano de sites que não estão ativamente a ser usados.
A funcionalidade já tinha vindo a ser testada faz alguns meses, e na verdade, os utilizadores até tinham a possibilidade de ativar flags para controlar o período de tempo até que as abas fossem “descartadas”. Mas isso vai brevemente mudar.
De acordo com o leaker, a Google deixou de lado a ideia de descartar as abas ao fim de um tempo, e invés disso, vai adotar medidas mais rigorosas para as mesmas. Basicamente, as abas são descartadas com base na forma como os utilizadores as usem ao longo do tempo – o navegador vai verificar quais os conteúdos que pode descartar de forma segura.
O Chrome era conhecido por ser um verdadeiro “devorador” de RAM, mas faz alguns meses que a Google tem vindo a tentar mudar essa ideia, lançado funcionalidades focadas em reduzir o uso das mesmas, e de controlar a forma como o navegador usa os recursos disponíveis. Esta função será mais uma que pode ajudar em tal, reduzindo o impacto do mesmo no sistema.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!