1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

USB-C

 

Foi hoje aprovado o novo padrão de carregamento para dispositivos móveis na União Europeia, que vai começar a obrigar as fabricantes a usarem a entrada USB-C como forma padrão de carregamento para futuros dispositivos.

 

De acordo com a legislação, que se encontra em desenvolvimento faz mais de 10 anos, os dispositivos que sejam vendidos na União Europeia vão agora passar a ter obrigatoriamente uma entrada USB-C padrão.

Esta medida vai aplicar-se a uma vasta lista de dispositivos móveis, entre os quais se encontram smartphones, tablets, e-readers, câmaras digitais, entre outras. Estes dispositivos devem começar a integrar um sistema de carregamento que seja idêntico entre todos, neste caso com a entrada USB-C.

 

A medida deixa também alguns planos para criar padrões associados com os sistemas de carregamento sem fios, além de um padrão para sistemas de carregamento rápido, que são cada vez mais vulgares nos dispositivos mais recentes no mercado.

 

A legislação ainda necessita de ser aprovada pela Comissão Europeia até ao final deste ano, mas será apenas uma formalidade, já que a mesma está praticamente confirmada como sendo aprovada. O comunicado do Parlamento Europeu estabelece que a lei vai começar a ser aplicada a partir do Outono de 2024, altura em que todos os dispositivos devem contar com a nova entrada.

 

As autoridades esperam que, com esta medida, possam reduzir o impacto do lixo eletrónico no mercado, além de facilitar o dia a dia para os consumidores. Espera-se que, no futuro, os dispositivos não precisem de incluir sistemas de carregamento nas caixas, já que os consumidores terão em casa todos os acessórios necessários para essa tarefa.

 

Estima-se que a medida possa vir a poupar mais de 250 milhões de euros aos consumidores, anualmente, além de contribuir para reduzir em 11.000 toneladas o lixo eletrónico.

 

Uma das empresas que certamente via ser mais impactada por esta medida será a Apple. Enquanto que a maioria dos fabricantes já começaram a adotar o USB-C como forma de carregamento padrão faz bastante tempo, a Apple ainda mantém em vários dos seus dispositivos as entradas proprietárias Lightning, o que vai brevemente mudar face aos novos planos.

 

De notar, no entanto, que esta medida apenas se aplica a dispositivos que sejam recarregados via cabo. A Apple pode evitar ter de seguir essa medida caso passe a adotar apenas sistemas de carregamento sem fios para futuros dispositivos – o que não será uma ideia completamente nova, tendo em conta rumores no passado.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech