O mercado dos smartphones ainda mantêm uma tendência praticamente desde que os primeiros smartphones começaram a surgir, e até mesmo antes disso. Tecnologias como o micro USB e USB-C vieram trazer um pouco mais de padrões para a industria, mas ainda existe um grande desfasamento sobre as diferentes entradas dos smartphones.
Com uma infinidade de smartphones atualmente disponíveis no mercado, por vezes torna-se complicado encontrar a entrada certa para cada um dos dispositivos. Cada fabricante pode implementar a tecnologia que pretenda para os cabos de carregamento dos seus dispositivos, e é exatamente isso que a União Europeia agora pretende evitar.
De acordo com uma nota publicada no site do parlamento europeu, encontra-se a ser estudada uma medida que irá forçar os fabricantes de smartphones a criarem um padrão dedicado para uso em dispositivos móveis, e que iria ser adotado por todos.
O objetivo desta medida passa por reduzir o lixo electrónico com o descarte de cabos antigos, bem como facilitar a vida dos consumidores ao criar algo que teriam sempre disponíveis para onde quer que fossem.
Apesar de, hoje em dia, a tendência ser cada vez mais utilizar-se o USB-C nos novos dispositivos – e até a Apple possui rumores de estar a prepara essa mudança – tal ainda não aconteceu. Seja como for, esta proposta ainda se encontra numa fase bastante inicial de analise.
Caso venha a ser aprovada como lei, os fabricantes terão até dois anos para alterarem a entrada de todos os novos dispositivos a chegarem ao mercado, com vista a adotarem o novo padrão universal. Esta medida também teria impacto apenas nos dispositivos vendidos sobre o mercado Europeu.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!