1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Sistema de carregamento sobre bandeira da União Europeia

 

A ideia de a União Europeia aprovar uma nova legislação que estipule um sistema de carregamento e entrada universal está cada vez mais perto de se tornar realidade. Isto porque o Comité de Proteção do Consumidor e do Mercado do Parlamento Europeu deu luz verde para a iniciativa.

 

Este passo será apenas um de muitos ainda a serem tomados, mas importante para que o projeto possa avançar. Espera-se que a legislação que aprova o uso de um sistema de carregamento único para smartphones e outros dispositivos eletrónicos pode vir a ser aprovado em breve, passando depois para a fase de conversações com os governos de cada estado membro da União Europeia – antes de se avançar para a decisão final.

 

De relembrar que esta nova legislação pretende criar um padrão para os carregadores e cabos de carregamento na União Europeia, de forma a que os consumidores não tenham de alternar entre os mesmos para futuros dispositivos. O objetivo passa por criar uma entrada que seja o “padrão” para futuros equipamentos, e que pode ser interligada entre diferentes dispositivos.

 

Quase de certeza que a ideia passa por integrar o USB-C como o padrão, algo que muitos fabricantes já começaram a realizar sobre os seus dispositivos. Praticamente todos os smartphones mais recentes no mercado do lado do Android contam com este género de entrada.

A Apple poderá ser a mais afetada, visto que ainda é uma das poucas empresas que usa uma entrada proprietária – sobretudo para obter receitas extra do licenciamento da tecnologia a terceiros e para a criação de cabos e carregadores pelos fabricantes.

 

A Apple afirma que, caso a legislação Europeia seja aprovada, isso poderá prejudicar a inovação do mercado – numa clara tentativa de reforçar a ideia que o uso de entradas proprietárias será algo fundamental, como é o caso da entrada Lightning.

 

No entanto, esta ideia não é partilhada pelo Parlamento Europeu, que no passado já tinha indicado que a medida de adotar um sistema de carregamento único poderá ajudar a garantir uma maior sustentabilidade, ao mesmo tempo que também reduz o impacto ecológico.

 

É importante sublinhar que esta legislação não se foca apenas em criar uma entrada universal de carregamento, mas também garantir que os fabricantes possuem um sistema de carregamento idêntico entre si, que permita o uso de diferentes carregadores ou para transferência de dados a velocidades consistentes entre diferentes equipamentos.

 

Os planos estão certamente em marcha, e apesar de ainda poder demorar algum tempo até que algo concreto seja criado, certamente que os passos para tal estão a ser dados.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech