1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Carteira digital sobre a bandeira da União Europeia

 

Faz algum tempo que se conhecem os planos da União Europeia em criar uma nova carteira digital, que pretende criar um ponto central para os cidadãos terem os seus documentos interligados.

 

Esta aplicação, que deveria ser compatível com todos os Estados Membros da União Europeia, iria permitir aos cidadãos integrarem na mesma todos os seus cartões e documentos de identificação, de forma segura e acessível.

Este projeto encontra-se a ser desenvolvido como o nome de "European Digital Identity Wallet", e espera-se que seja mais um passo para facilitar a utilização dos documentos de identificação em vários mercados. No entanto, agora conhecem-se mais detalhes sobre o que poderemos esperar do mesmo.

 

De acordo com as mais recentes informações, a European Digital Identity Wallet encontra-se atualmente numa fase de testes, e deve começar a ser lançada para diversos mercados já em 2024. No entanto, durante a fase de testes, alguns utilizadores poderão ter acesso à aplicação para integrar a mesma como parte dos primeiros testes.

Desta lista devem fazer parte países como a Dinamarca, Alemanha, Islândia, Letónia e Noruega. Os testes desta nova aplicação devem começar em meados de Março deste ano, mesmo que a implementação geral esteja prevista apenas para o início de 2024.

 

No entanto, a aplicação não será usada apenas para documentos de identificação. Esta deve ainda suportar a integração com meios de pagamento digitais e cartões de crédito, que podem ser usado nas lojas compatíveis com o mesmo. Deve ainda ser possível usar a mesma para guardar, de forma segura, documentos e senhas.

 

Infelizmente ainda se desconhece quando o projeto se espera começar a surgir em Portugal, sendo que a fase de testes não deve passar pelo mesmo. Para já, o foco parece ser países onde já existe uma forte implementação de tecnologias para a identificação dos cidadãos e outros meios de pagamento – algo que na lista de países a taxa de adoção é mais elevada.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech