1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

DNS4EU

 

Existem na Internet vários serviços de DNS público, como é o caso do 1.1.1.1, Quad9 ou Google DNS. No entanto, a Comissão Europeia parece ter agora nos planos de criar uma solução alternativa a estes, mas com alguns pontos que convém ter em conta.

 

A proposta foi recentemente publicada pela Comissão Europeia, e pretende usar a infraestrutura da mesma para criar um serviço de DNS público, que iria ser segura, estável e respeitaria as normas de privacidade.

 

Para quem desconheça, o DNS trata-se de sistemas responsáveis por converter os domínios que utilizamos no dia a dia para aceder a estes, como o “tugatech.com.pt”, em IPs que vão ser lidos na Internet. São estes sistemas que “dizem” para onde o pedido deve ir, para que IP e, consequentemente, o servidor.

 

Apesar de existirem serviços públicos de DNS, a maioria encontra-se com sede em empresas nos EUA, algo que levanta algumas questões a nível da privacidade e segurança para a Comissão Europeia. Como tal, o objetivo da proposta passa por criar algo que poderia ser usado por qualquer utilizador na zona europeia.

 

Apelidado de “DNS4EU”, esta proposta pretende criar um sistema seguro, que iria oferecer segurança para os pedidos DNS, além de proteção contra malware e outro género de ataques para os utilizadores finais. Além de estar disponível para os utilizadores finais, esta plataforma também iria encontrar-se disponível para operadoras poderem implementar nas suas infraestruturas.

 

No entanto, existem algumas questões que ainda não se encontram totalmente respondidas. Uma delas será sobre o possível bloqueio de acesso a conteúdos que pode ser aplicado por este serviço. A CE afirma que o sistema irá bloquear acesso a sites considerados inseguros, o que pode incluir tanto sites de phishing e malware, como também outros sites que sejam visto como ilegais – onde se inclui plataformas de torrents, etc.

 

De momento a proposta ainda se encontra em análise, e nada de concreto está criado para avançar em breve.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech