1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Euro digital criptomoeda

 

A Comissão Europeia continua a trabalhar para se centrar no mercado das criptomoedas, criando o seu “Euro digital”. Os planos parecem estar a apontar que a tecnologia pode vir a ser adotada em 2023, e será ainda esse ano que os primeiros protótipos da criptomoeda vão surgir.

 

Para o Banco Central Europeu é importante que a Europa tenha a sua própria criptomoeda oficial, baseada no Euro, motivo pelo qual deu até 2025 para que algo chegue ao mercado nesse sentido. Esta medida é similar ao que as autoridades nos EUA também estão a desenvolver, mas baseada no Dólar.

 

Em Julho de 2021, Christine Lagarde, diretora do Banco Central Europeu, revelava que 80 bancos centrais da zona europeia teriam interesse em aderir à criação de criptomoedas, e uma baseada no euro seria a principal escolha para muitos.

 

A legislação para o processo de criação do Euro Digital está a ser desenvolvida, sendo que todos os Estados Europeus poderão participar ativamente no mesmo. A conclusão desta legislação encontra-se prevista até ao início de 2023, sendo também nesse ano que se espera que os primeiros protótipos do Euro Digital venham a surgir.

 

Ainda se encontram várias questões sobre a mesa que necessitam de ser resolvidas antes do lançamento desta moeda digital. Uma delas encontra-se associada com o potencial do Euro Digital vir a destabilizar o mercado financeiro da Europa – e se tal pode acontecer.

Por exemplo, será necessário analisar se a conversão do euro regular para a moeda digital pode levar a crises por parte das entidades bancárias, ou a algum género de impacto no ecossistema financeiro da zona euro.

 

No geral, espera-se que muito em breve venhamos a ter mais informações sobre o “futuro” deste euro digital, e possivelmente algumas novidades sobre o que poderemos esperar do mercado para tal.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech