1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Apple e Google com cadeado na mesa

 

A Apple e a Google podem estar perto de enfrentar mais problemas no Reino Unido, depois de as autoridades locais da concorrência terem confirmado que as duas empresas encontram-se a aproveitar a posição dominante do mercado face aos seus navegadores.

 

A CMA tinha lançado a investigação à Apple e a Google o ano passado, sendo que os resultados chegam agora oficialmente. No caso da Apple, esta pode vir a ser forçada a permitir que navegadores de terceiros possam ser usados em alternativa ao Safari.

A Apple permite que outros navegadores possam ser usados no iOS e iPadOS, mas estes necessitam de se encontrar sobre o mesmo motor de base que é gerido pela empresa e usado no Safari.

 

A CMA afirma que tanto a Apple como a Google possuem um monopólio do mercado no que respeita aos seus navegadores, o que prejudica a competição no mercado. Esta dominância do mercado era algo que tinha vindo a dar um certo controlo às empresas, mas ao mesmo tempo pode também abrir portas para alguns problemas.

 

No exemplo da Apple, a abertura para motores de navegadores de terceiros pode também levar a que os mesmos tenham um desempenho inferior no sistema, visto estarem menos adaptados para este, ou até problemas de compatibilidade e erros em geral.

 

A CMA também deixou claro que não se encontra contente na forma como a Apple tem vindo a bloquear as plataformas de Cloud Gaming de poderem usar o sistema da empresa para difundir os seus serviços. A entidade afirma que o mercado dos videojogos é um setor de extrema importância para a empresa, visto ser também um dos que mais receitas gera para a mesma por parte das compras in-app na App Store.

 

Plataformas de Cloud Gaming são vistas como uma ameaça para tal, uma vez que não passariam pelas compras da App Store – levanto a perdas de receitas para a Apple. Obviamente, a empresa não se encontra satisfeita com isso, o que será um dos motivos apontados para não permitir este género de serviços na App Store.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech