As autoridades do Reino Unido lançaram uma nova investigação contra a Google e a Apple, afirmando que as empresas possuem um grande controlo sobre o mercado dos dispositivos móveis criando um sistema de Duopólio.
A CMA, autoridade da competição no Reino Unido, acredita que entre Play Store e App Store, Chrome e Safari e outros exemplos das duas empresas, estas possuem um grande controlo sobre o mercado da tecnologia em dispositivos móveis e internet em geral, mas com foco no Reino Unido sobretudo.
As autoridades afirmam que irão iniciar uma nova investigação de forma a verificar se o controlo destas duas empresas no mercado poderá encontrar-se a prejudicar os rivais ou até mesmo a impedir que outros sistemas possam surgir. Apesar das autoridades não afirmarem que a investigação se encontra centrada também sobre as receitas que as empresas obtêm por parte dos seus serviços de subscrição e taxas aplicadas, mas certamente que esse ponto também irá encontrar-se em análise.
Outra parte da investigação que também será avaliada encontra-se relacionada com o sistema de privacidade das duas empresas. Recentemente a Google revelou o seu Chrome Privacy Sandbox, um projeto criado para garantir mais privacidade online para os utilizadores. A Apple possui um programa similar dentro da App Store e do seu ecossistema.
As duas empresas tem vindo a fazer mais esforços no sentido de melhorar a privacidade dos utilizadores, com novas funcionalidades e ferramentas nesse sentido, mas as autoridades pretendem analisar se essas medidas são suficientes e realmente práticas – ou apenas mais uma forma das empresas controlarem o mercado.
De notar que o controlo sobre o mercado das duas empresas não é uma questão nova. Alias, ambas as marcas já passaram por queixas e até coimas sobre questões relacionadas com o controlo abusivo de determinadas situações do mercado.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!