A Google encontra-se a verificar uma nova pressão das autoridades do Reino Unido, que recentemente confirmaram uma nova investigação às atividades da empresa. Em causa encontra-se as plataformas de pesquisa da Google e de publicidade da mesma.
O objetivo da investigação será analisar se a Google encontra-se a fornecer os serviços que são focados para os consumidores no Reino Unido, e se existem práticas que violem alguma legislação local, bem como se a Google pode ser considerada uma “strategic market status”.
Este estatuto é um novo termo, que surge das recentes mudanças no mercado da competição digital, e que possui algumas regras especificas para certas empresas que tenham uma grande participação num determinado meio. A Google é a primeira empresa que vai ser investigada, para avaliar se pode ser englobada neste estatuto, e portanto, se tem de seguir as regras do mesmo.
A CMA afirma que, caso se considere que a Google é uma strategic market status, esta terá de se reger por novas regras no que respeita ao mercado da publicidade digital. A entidade afirma ainda que, com estas novas regras, o mercado pode vir a ter custos de publicidade mais reduzidos, e que pode reduzir os custos em geral para a indústria.
A CMA aponta que a investigação da Google pode demorar até nove meses, e que a mesma será transparente. Durante este tempo serão recolhidas provas e indicações da empresa, que posteriormente serão usadas para avaliar se a empresa deve englobar-se no estatuto. A decisão está prevista de ter os resultados revelados em Outubro de 2025.
Apesar de ser apenas uma investigação, esta pode levantar mais pressão para a Google, bem como outras empresas associadas, que também se encontram sobre várias outras investigações por parte das autoridades europeias.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!