O Snapchat encontra-se atualmente sob investigação das autoridades do Reino Unido, alegadamente pela sua funcionalidade do chatbot de IA da plataforma, conhecido como My AI.
Esta funcionalidade foi revelada no início do ano, permitindo aos utilizadores comunicarem com um avatar de IA dentro da plataforma – a mesma encontra-se disponível para utilizadores com contas do Snapchat Plus.
No entanto, a ICO do Reino Unido encontra-se agora a investigar a possibilidade desta plataforma encontrar-se a violar a privacidade de menores, recolhendo dados dos mesmos durante o uso da plataforma.
Inicialmente, a entidade afirmou que a Snap, empresa mãe do Snapchat, não terá analisar de forma suficiente os riscos envolvidos no uso de IA dentro da sua plataforma, com foco nos menores de idade – entre 13 e 17 anos, que frequentam a mesma.
A investigação inicial apontou falhas na forma como a empresa lançou a funcionalidade, e na sua falta de cuidado para com a possível recolha dos dados por parte da IA.
A Snap afirma que se encontra a analisar a informação da ICO, e que se encontra comprometida em garantir a privacidade dos utilizadores da sua plataforma. No entanto, caso se venha a confirmar a recolha de dados de menores, a empresa pode enfrentar pesadas multas das autoridades locais, e eventualmente, outras investigações de autoridades em diferentes países onde a My AI se encontra acessível.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!