O YouTube Kids foi revelado pela Google como uma alternativa ao YouTube regular, focada nos mais pequenos. Esta plataforma conta com vídeos que são especificamente escolhidos por serem recomendados para os mais pequenos, dando mais controlo e segurança aos pais sobre o que os menores visualizam na internet.
No entanto, a plataforma tem vindo a ser alvo de algumas críticas, e as mais recentes dão conta do que pode ser uma mudança do algoritmo feita pelo YouTube, que agora encontra-se a recomendar vídeos com conteúdos de terror para os menores.
O caso foi revelado por Kris Straub, autor de uma pequena animação no YouTube com o nome de “Show for children”, que apesar do nome, é tudo menos focada para crianças. Na verdade, trata-se de um vídeo de terror, criado como uma animação, algo que se encontra bem referido na descrição do vídeo e também nas tags, sendo recomendado apenas para maiores de 18 anos.
No entanto, apesar de ser considerado inapropriado para menores de 18 anos, o autor afirma que o vídeo encontra-se a ser divulgado sobre o YouTube Kids, possivelmente porque os algoritmos do YouTube não conseguem diferenciar o tema real do vídeo e vão apenas pelo título.
A plataforma já afirmou que se encontra a verificar a situação, sobretudo para evitar que este ou outros conteúdos similares sejam recomendados a menores. De notar que o vídeo não se encontra limitado em idade no YouTube, estando acessível por qualquer utilizador no YouTube regular.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!