O mercado da publicidade online tem vindo a ganhar novas regras mais apertadas ao longo dos últimos tempos, e se tivermos em conta os mais recentes desenvolvimentos, podemos vir a ter novas medidas aplicadas em breve.
Uma recente decisão pode vir a estipular regras ainda mais restritivas para o tracking de utilizadores com o intuito de publicidade na internet. Estas novas regras podem vir a considerar ainda mais informação como dados pessoais, sujeitando os mesmos ao tratamento associado – com drásticas perdas para o mercado da publicidade online.
A maioria dos dispositivos, para garantir a privacidade dos dados dos utilizadores, associam um ID único para os mesmos. Este ID é normalmente associado com dispositivos como o smartphone, e permite a redes de publicidade saberem os tópicos de interesse do mesmo para apresentarem publicidade direcionada e personalizada.
No entanto uma recente decisão do tribunal Europeu pode vir a considerar este ID como um dado pessoal, uma vez que o mesmo pode ser usado para identificar os utilizadores. Caso tal seja realmente realizado, isto pode ter grandes impactos para a indústria da publicidade online.
Uma vez que deixaria de ser possível usar este ID para a publicidade direcionada, iria também alterar-se consideravelmente a forma como esta publicidade direcionada poderia ser apresentada. Esta medida poderia afetar praticamente todas as empresas que trabalham com publicidade online.
De momento ainda não existe uma decisão final sobre o caso, mas encontra-se sobre a mesa de passar a considerar este ID como dados pessoais e identificativos, sendo que essa decisão pode mudar drasticamente o mercado.
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