1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Malware em smartphone

 

Se costuma instalar aplicações fora da Google Play Store, talvez seja melhor ter cuidado com uma nova variante de malware que se encontra a propagar em força. Conhecida como “Dracarys”, este novo spyware tem vindo a ganhar força no mercado, e agora sabem-se mais detalhes sobre como é feita a sua propagação.

 

De acordo com os investigadores da empresa Cyble, este spyware propaga-se sobretudo sobre aplicações modificadas maliciosamente, nomeadamente aplicações falsas do Signal. Ao ser instalada no sistema, estas aplicações procedem também com a instalação do malware, realizando as suas atividades de espionagem.

 

A campanha parece focada para alvos específicos de momento, mas já foram confirmados ataques a utilizadores em vários países. O malware foi inicialmente reportado pela Meta, durante a revelação dos seus resultados financeiros respeitantes ao passado trimestre.

O malware foca-se sobretudo em obter detalhes sensíveis dos utilizadores, o que inclui as suas mensagens e conversas em diversas plataformas sociais. Também pode ativar a câmara e microfone para capturar ainda mais conteúdos.

 

As vítimas são na maioria das vezes atacadas ao acederem a páginas de phishing do Signal, que podem surgir quando estes tentam pesquisar pela aplicação em plataformas como o Google – e onde os resultados iniciais são apresentados por publicidade maliciosa que leva para o malware, invés do site real.

 

site falso do signal

 

Uma vez que os utilizadores se encontram a instalar uma aplicação que, por si só, pede bastantes permissões do sistema, muitos podem não achar estranho que sejam realizados vários pedidos a informação sensível do sistema. No entanto, estes pedidos são feitos por parte do malware, de forma a obter o acesso necessário para as suas atividades.

 

Como sempre, é importante ter atenção aos locais de onde as aplicações são descarregadas, ainda mais se forem de fontes não oficiais, como é o caso da Google Play Store ou o site dos autores das aplicações – no caso de apps que não estejam disponíveis na plataforma da Google.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech