1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Android com malware

 

De tempos a tempos surgem novas variantes de malware, focadas em roubar dados financeiros dos utilizadores para os mais variados fins. Um dos mais conhecidos até agora era o “Sova”, uma variante de malware que começou a aparecer no mercado em Setembro do ano passado.

 

No entanto, desde então, parece que este malware também tem vindo a evoluir, passando de um simples malware de roubo de dados, para literalmente ransomware.

De acordo com os investigadores de segurança da empresa Cleafy, o Sova tem vindo a ser atualizado de forma consistente, não apenas para suportar ainda mais aplicações bancárias de onde roubar dados, mas também para agir como ransomware no sistema.

 

As mais recentes variantes do Sova, para além de roubarem os dados bancários das vítimas, depois da tarefa procedem também ao bloqueio dos ficheiros no sistema operativo. A funcionalidade ainda parece estar a ser implementada pelos criadores do malware, mas encontra-se já ativa sobre as mais recentes versões do malware.

 

Ou seja, para além de roubar os dados bancários, e potencialmente outros dados financeiros guardados no sistema, o malware agora encripta os conteúdos pessoais como fotos, vídeos e ficheiros no smartphone, requerendo ao utilizador um pagamento para aceder aos mesmos.

 

A inclusão da vertente de ransomware neste género de malware não é vulgar, mas demonstra que o mesmo está a evoluir consideravelmente e que os autores do mesmo ainda estão em constante atualização do mesmo.

 

De relembrar que o Sova distribui-se sobretudo por aplicações maliciosas que podem ser encontradas, na maioria das vezes, sobre sites que fornecem apps gratuitamente – fora dos canais oficiais.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech