1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Malware com tempo

 

Existe malware que tenta realizar as suas atividades o mais rapidamente possível, para garantir que os utilizadores não possuem tempo para detetar as atividades suspeitas ou removerem as mesmas. No entanto, também existe aqueles que não se importam de demorar algum tempo para essa tarefa.

 

Recentemente, investigadores da empresa de segurança Check Point revelaram um novo esquema de malware que se encontra em forte propagação, e que pode afetar os sistemas dos utilizadores durante um mês antes de serem realizadas as atividades maliciosas.

 

De acordo com os investigadores, o malware distribui-se sobretudo por falsas aplicações do Google Tradutor e de download de MP3s. Este malware encontra-se ainda a ser distribuído sobre vários sites legítimos de partilha de software, o que faz com que possa obter algum destaque antes de ser identificado.

 

O mesmo terá sido criado por um programador conhecido apenas por “Nitrokod”. Apesar de ser malware focado para roubar informação sensível dos sistemas das vítimas, e instalar sistemas de mineração de criptomoedas nos mesmos, a forma como tais atividades são realizadas é o ponto chave aqui.

 

O malware pode permanecer inativo no sistema durante mais de um mês, de forma a evitar a deteção. Para os utilizadores, estes podem acabar por instalar um programa que até funciona como se espera, mas ao mesmo tempo o malware também é instalado em segundo plano e permanece escondido durante esse período.

 

aplicações maliciosas em download

 

Os programas desenvolvidos por este programador, à primeira vista, parecem funcionar como esperado. O adiar a instalação do malware nos sistemas possui também como principal propósito dificultar a tarefa dos utilizadores identificarem a origem do ataque.

Quando um malware se instala num sistema, normalmente isso ocorre por algo que tenha sido feito de forma recente. No entanto, com a ativação passado apenas um mês, durante este período os utilizadores certamente que realizaram várias atividades no sistema, e torna-se mais difícil identificar a sua origem.

 

Durante este período de um mês, o programa legitimo inicialmente descarregado vai também executando as suas atividades, nomeadamente descarregando ficheiros encriptados do site do fabricante, em períodos regulares de 15 dias, e que vão assim instalando os componentes maliciosos no sistema.

Para além disso, o malware procede ainda com a tentativa de desativar o software de segurança do sistema, ou de adicionar o mesmo como uma exclusão das pesquisas.

 

Como sempre, a principal forma de evitar a instalação do malware passa por os utilizadores terem atenção aos locais de onde se encontram a descarregar os seus conteúdos, sobretudo de plataformas não reconhecidas ou para apps com funcionalidades suspeitas.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech