A Google encontra-se a disponibilizar uma nova ferramenta que poderá ajudar os utilizadores a removerem conteúdo pessoal sensível dos resultados de pesquisa da empresa.
A nova ferramenta, segundo a Google, encontra-se criada para ajudar os utilizadores a controlarem melhor a informação pessoal que pode surgir sobre os resultados de pesquisa. Se os utilizadores verificarem um resultado de pesquisa onde o seu número de telefone, email ou morada se encontrem visíveis, a empresa agora permite rapidamente realizar o pedido para remover esse resultado das pesquisas.
Quando um pedido é feito, os utilizadores podem ainda acompanhar o progresso da análise ao mesmo a partir da nova secção “Resultados sobre si”, que se encontra disponível sobre o campo de perfil. Neste é indicado também se um pedido foi aprovado ou não, dependendo se o conteúdo foi removido da pesquisa.
A Google alerta, no entanto, que nem todos os conteúdos podem ser removidos das pesquisas, sendo que cada pedido é individualmente avaliado para validar se realmente deve ser removido.
De momento a novidade encontra-se disponível apenas para um pequeno conjunto de utilizadores nos EUA e em alguns países na Europa. Espera-se que venha a ser aberta para mais utilizadores no futuro.
Entretanto, os utilizadores podem continuar a realizar pedidos de remoção de informações pessoais das pesquisas da Google usando as ferramentas tradicionais que já existem para essa tarefa.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!