A Google encontra-se a trabalhar em novas formas de tornar o processo de remover informação sensível dos utilizadores das pesquisas, bem como de imagens potencialmente sensíveis que tenham sido partilhadas sem autorização.
Por vezes, informação privada dos utilizadores acaba por chegar à Internet, e a Google acaba também por indexar esses conteúdos nas suas pesquisas. A pensar nisso, a empresa encontra-se agora a trabalhar numa nova ferramenta que vai tornar o processo de remover informação sensível e privada dos utilizadores dos resultados de pesquisa.
Esta ferramenta já existia, mas a ideia da Google para por tornar todo o processo consideravelmente mais simples e rápido para os utilizadores, e aplica-se tanto aos resultados de pesquisa para sites, como também a conteúdos de imagens.
Entre as novidades encontra-se um novo sistema de alerta para a informação dos utilizadores, que notifica quando dados potencialmente sensíveis dos utilizadores são descobertos na internet, além de permitir rapidamente realizar o pedido para remover os mesmos.
Os pedidos podem agora também ser realizados para os conteúdos em imagens, que por vezes podem conter conteúdos que os utilizadores não pretendam de ver nas pesquisas. Usando a ferramenta, é possível realizar o pedido de remoção desses conteúdos dos resultados.
Ao mesmo tempo, a empresa sublinha que vai começar a alterar as configurações padrão de pesquisa de imagens, colocando conteúdos explicitos ou potencialmente danosos para os utilizadores com um efeito de blur - os conteúdos ainda podem ser abertos e vistos na normalidade, mas por padrão vão aparecer ofuscados durante a pesquisa.
De momento este novo painel encontra-se disponível apenas nos EUA, mas a empresa espera de expandir as funcionalidades do mesmo para mais países em breve.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!