1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Imagem criada via IA

 

A plataforma de imagens de stock Getty Images confirmou que vai banir todas as imagens que sejam criadas por ferramentas de IA, como é o caso da DALL-E, Midjourney e Stable Diffusion.

 

De acordo com o portal The Verge, a empresa encontra-se a realizar esta medida como forma preventiva para evitar possíveis problemas legais de direitos de autor, e para proteger os consumidores.

Craig Peters, CEO da empresa, afirma em comunicado que a medida será focada em proteger os clientes da plataforma, evitando que os mesmos possam ter problemas legais devido ao uso de imagens geradas por IA que poderiam ter conteúdos protegidos por direitos de autor – mesmo que ligeiramente modificados.

 

Os direitos de autor das imagens criadas por IA ainda é um tema em forte debate. Apesar de a maioria das ferramentas ser focada em criar conteúdos únicos, isso não impede que algumas das suas criações possam ser usadas com fins legais.

A Stable Diffusion, como exemplo, recolhe muitas das imagens através da internet, muitas vezes de conteúdos protegidos por direitos de autor e que podem ser contestados legalmente. Esta recolha de imagens é feita sobre a ideia de uso justo das mesmas, embora as criações finais que sejam realizadas pelas ferramentas podem variar consideravelmente.

 

Inteligência Artificial via IA

 

Apesar de a Getty não indicar se recebeu algum género de pedido legal respeitante a conteúdos gerados por IA que estariam na plataforma antes desta medida, o executivo afirma que este género de conteúdos era bastante limitado sobre a plataforma.

 

No final, a principal questão encontra-se relacionada com a forma como estas ferramentas criam as suas obras. Em parte, estas fazem-no usando material que se encontra disponível largamente pela internet, e o qual está muitas vezes protegido por direitos de autor.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech