1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

IA em formato de cara

 

As plataformas de criação de conteúdos via IA têm vindo a tornar-se bastante populares nos últimos tempos, no entanto, para usar estas plataformas é também necessário que as mesmas tenham forma de recolher os conteúdos para as suas bases de dados.

 

No mais recente caso deste mercado, a Getty Images encontra-se a processar a Stability AI, criadores da Stable Diffusion, por alegadas violações de direitos de autor. Em causa encontra-se o facto de a empresa ter usado imagens da Getty para alimentar a base de dados da sua ferramenta de IA.

De acordo com o portal The Verge, a empresa acredita que a Stability AI terá usado as suas imagens sem o respetivo consentimento, de forma a alimentar a base de dados que viria a ser usada junto do Stable Diffusion. O caso vai avançar junto dos tribunais em Londres nos próximos dias.

 

O CEO da empresa, Craig Peters, terá também referido que a Stability AI foi notificada antes de se avançar com o caso para os tribunais, mas que a resposta não teria sido positiva para a Getty Images, levando agora ao caso.

Peters afiram que a Stability AI terá usado as imagens da Getty sem o respetivo consentimento, e que as suas criações estão a ser adaptadas para criar obras de arte digitais alternativas, beneficiando diretamente a Stability AI.

 

Por sua vez, a Stability AI afirma que ainda não terá recebido qualquer confirmação de um caso presente em tribunal sobre esta situação.

 

Este é mais um caso de um escalar de tensões entre criadores de conteúdos na internet e as empresas de criação de ferramentas de IA, que muitas vezes usam imagens recolhidas da internet sem a respetiva autorização para treinar os seus modelos de IA.

 

É importante notar que esta situação não é de todo única. Vários utilizadores da Stable Diffusion apontam que a IA possui tendência a criar imagens que contam com a conhecida marca de água da Getty Images, o que confirma que a plataforma terá sido treinada usando imagens da mesma.

 

De notar que os detalhes do caso ainda não foram tornados públicos, portanto não se sabe exatamente o que irá envolver, mas a empresa indica que será associada com violações de direitos de autor e violações associadas com os termos de serviço da plataforma de imagens online.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech