1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

fundo abstrato

 

A plataforma de licenciamento de imagens Getty Images confirmou que vai avançar com um processo judicial contra a Stability AI, criadores da Stable Diffusion, por alegadamente usarem as imagens da plataforma para treinarem o seu motor de IA artístico.

 

Em causa encontra-se o facto de a Stability AI ter usado as imagens da Getty Images para o treino do seu sistema de IA, sem a respetiva autorização para tal. A plataforma alega que mais de 12 milhões de imagens terão sido roubadas do seu serviço, e usadas para o treino do modelo que viria a ser conhecido como Stable Diffusion.

 

Na acusação da Getty Images, esta afirma que as imagens foram recolhidas em autorização e a respetiva compensação monetária para os autores, levando a graves prejuízos, e com o objetivo final de criar uma plataforma rival da Getty.

 

Ao mesmo tempo, o caso demonstra ainda várias criações feitas a partir da plataforma da Stable Difussion, onde são claramente verificadas imagens com o logótipo da Getty, apesar de terem sido alegadamente criadas por IA.

 

Este é o mais recente caso a abalar o mercado da IA, e numa guerra que parece ainda longe de estar terminada. Muitos sistemas de IA usam modelos base para criarem as suas produções artísticas – sobretudo quando estas são baseadas em imagens. Estas são criadas com base em outras que foram recolhidas ou processadas de vários locais.

 

A Getty já tinha confirmado o mês passado que teria iniciado o processo legal contra a Stability AI, mas apenas agora chega a confirmação de que vai ser aplicado como um processo nos tribunais. Esta medida pode causar mais entraves para a evolução da tecnologia no mercado, mas ao mesmo tempo pode também criar bases para eventuais alterações futuras sobre como as tecnologias de IA processam os conteúdos da internet publica para os seus modelos.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech