Durante o dia de ontem, a Apple disponibilizou finalmente o novo iOS 16.0.2, focado em corrigir alguns bugs que foram sendo identificados desde a primeira versão do sistema.
No entanto, ainda existe um bug que pode impedir os utilizadores de acederem às suas contas de email, a partir da app oficial da Apple. Segundo revela o portal VPNTracker, um bug sobre a aplicação de email do iOS pode levar os utilizadores a ficarem impossibilitados de acederem às suas contas de email a partir dessa aplicação.
Se os utilizadores receberem um email maliciosos, contendo um certo remetente específico, isso será suficiente para levar a aplicação de email da Apple a bloquear, e a entrar num loop de erros quando se tenta reiniciar a mesma.
A falha foi inicialmente identificada sobre o iOS 16 e iPadOS 16, mas ainda se encontra presente até mesmo nas versões Beta mais recentes – o que inclui também a recentemente lançada versão do iOS 16.0.2.
O mais grave da situação será que os utilizadores nem necessitam de fazer nada para serem afetados. Se receberem um email maliciosamente criado para este fim, e abram a app de email, vão automaticamente ficar bloqueados da mesma, com esta a entrar no loop de erros.
Uma das formas de corrigir o problema será entrar na conta de email a partir de plataformas alternativas, como via a web, removendo o email maliciosos. Isso deverá ser suficiente para que a app volte a funcionar corretamente – pelo menos até receber novamente outra mensagem similar.
Tendo em conta a gravidade do bug, espera-se que a Apple venha a corrigir o mesmo em futuras atualizações do sistema, mas ainda nada previsto de quando isso vai realmente acontecer.
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