1. TugaTech » Software » Noticias de Software

Siga-nos

Linux Kernel 6.0

 

Depois de um longo processo de desenvolvimento, finalmente temos a nova versão do Linux kernel 6.0.

 

Faz apenas algumas horas que Linus Torvalds revelou a versão final do kernel de Linux, na sua v6.0. Segundo o próprio também refere, mesmo tratando-se de uma nova versão inteira, esta não conta com grandes mudanças – embora certamente tenham sido feitas várias correções e otimizações em geral.

 

Segundo Torvalds, o único motivo pelo qual ainda se usa a numeração do kernel será basicamente para mais facilmente identificar as novas versões, e não é algo que o mesmo considere como relevante para indicar a chegada de novas funcionalidades ou de grandes mudanças.

 

A grande maioria das mudanças feitas nesta nova versão correspondem a otimizações na compatibilidade com hardware, que devem tornar o suporte do mesmo a um mais vasto conjunto de componentes. Existe um novo driver V3D para o Raspberry Pi, que vai permitir o suporte a gráficas RDNA3 da AMD, juntamente com a compatibilidade (embora ainda experimental) para as placas Intel Arc.

 

Foram ainda feitas melhorias a nível da segurança, como alterações sobre a gestão do setgroups() e do módulo de segurança SafeSetID. Existe ainda suporte para o sistema de encriptação ARIA e melhorias a nível do suporte a sistemas de virtualização.

 

Como sempre, a nova versão do Kernel do Linux encontra-se disponível a partir do GitHub, e todos poderão descarregar o mesmo caso necessitem. Espera-se que a nova versão comece brevemente a ser implementada em alguns distros mais populares no mercado.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech