Depois de um longo período de desenvolvimento, a versão final do Linux Kernel 6.10 encontra-se agora oficialmente disponível. Linus Torvalds confirmou a chegada da nova versão, trazendo consigo várias melhorias e novidades, que vamos analisar em mais detalhe em seguida.
Para começar, a nova versão do Kernel conta com melhorias na encriptação AES-XTS, que deve otimizar o processo nos mais recentes processadores da Intel e AMD, ao usar AVX-512, VAES e outras tecnologias modernas nos mesmos.
Foi ainda adicionado suporte para a linguagem Rust em arquiteturas RISC-V, o que deve otimizar consideravelmente o desempenho e eficiência do código nas mesmas. Isto também permite adicionar suporte a compressão Zstandard em sistemas de ficheiros EROFS.
O Bcachefs também deve estar ainda mais otimizado para as diferentes utilizações no sistema.
Por fim, foram ainda feitas melhorias no suporte para os mais recentes processadores Intel Core e AMD Ryzen, de forma a tirar o melhor proveito possível das suas capacidades e tecnologias.
Os interessados podem ver a lista completa de mudanças diretamente no site do kernel, onde se encontra também todas as listagens de alterações feitas nos últimos tempos.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!