1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

Memória RAM em computador

 

Depois de vários meses com os preços em queda, parece que o mercado vai novamente passar por algumas mudanças, nomeadamente no que diz respeito a memórias RAM e a discos SSD.

 

Ao longo das últimas semanas, e praticamente desde o quatro trimestre de 2021, que o preço das memórias RAM e dos discos SSD tem vindo a cair consideravelmente. Em parte isso deve-se à queda dos preços das memórias NAND, usadas nestes componentes, que estavam a ter uma maior produção do que procura – e consequentemente, os preços estavam a baixar consideravelmente de mês para mês.

 

As previsões apontavam que essa tendência poderia demorar vários meses, mas parece algumas mudanças recentes no mercado vão começar a alterar isso. De acordo com a TrendForce, o preço das memórias NAND vai brevemente começar a aumentar, tendo em conta que a Micron, uma das maiores fabricantes deste género de memórias, confirmou que vai começar a cortar na produção de memórias DRAM e NAND Flash.

 

A Micron encontra-se na lista das maiores fabricantes destas memórias, juntamente com a Samsung e SK Hynix. O anúncio desta medida terá certamente impacto no mercado, e eventualmente pode mesmo chegar a outras fabricantes.

Pouco depois da Micron confirmar os cortes de produção, também a Kioxia revelou que iria reduzir a produção de memórias NAND Flash em 30% já este mês.

 

A confirmação de mudanças pela Micron também indica que a empresa vai suspender os planos de produzir as memórias NAND Flash de 232 camadas, mantendo o foco na produção de 176 camadas durante 2023.

 

Com estas medidas, os analistas agora apontam que os preços devem começar a subir novamente em breve. E isto não são boas notícias para o mercado, sobretudo tendo em conta que tanto a AMD como a Intel também começaram a apostar recentemente no uso do DDR5 e de discos SSD sobre PCIe 5.0.

 

Para os consumidores, esperam-se também mudanças, já que o aumento de preços deve traduzir-se em componentes mais caros, sobretudo nas RAMs e SSD, mas também noutros componentes que façam possível uso destas memórias.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech