1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

ataque DDoS na internet

 

Os ataques DDoS têm estado cada vez mais em tendência pela Internet, com registos de valores recorde apenas nos últimos meses em várias ocasiões. E mais uma vez, agora chega a confirmação de um novo valor recorde registado dentro deste espetro.

 

Wynncraft é um dos maiores servidores de Minecraft atualmente disponíveis na Internet, e segundo a empresa Cloudflare, foi também o mais recente alvo de um dos maiores ataques registados. Segundo a empresa, no seu pico, os servidores da entidade estariam a ser alvo de 2.5 Tbps de tráfego malicioso.

 

O ataque foi realizado em várias camadas, com o objetivo claro de causar a destabilização da plataforma com tráfego inútil, impedindo os acessos regulares e legítimos. De acordo com os investigadores da Cloudflare, este foi um dos maiores ataques DDoS registados em nível de bitrate.

 

A tendência dos ataques DDoS tem vindo a aumentar consideravelmente nos últimos meses, e cada vez mais são frequentes ataques na escala dos terabit, algo que era bastante incomum faz apenas alguns meses.

 

dados do recente ataque

 

Segundo a Cloudflare, apenas durante o terceiro trimestre do ano, a empresa terá mitigado mais ataques DDoS do que em relação aos anos anteriores, com aumentos de 111% em nível de ataques HTTP. Ataques de L3/4 aumentaram cerca de 97%, afetando sobretudo a indústria gaming.

 

Outra prática que também tem vindo a aumentar é o uso do protocolo BitTorrent para a realização de ataques, que segundo a empresa registou um crescimento de 1220% no mesmo período.

 

Os ataques de Bittorrent tem vindo a ser cada vez mais vulgares porque também são extremamente eficazes. Um atacante pode criar um sistema de Tracker falso a apontar os utilizadores que se liguem ao mesmo para um determinado IP, lançando assim um ataque direto contra uma plataforma a partir de quem simplesmente esteja a usar a rede de Bittorent.

 

Os dados apontam, no entanto, que uma grande parte dos ataques registados possuem menos de 500 Mbps de tráfego, em cerca de 97% dos casos. A empresa classifica este género de ataques como cibervandalismo.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech