1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

SmartBus Partilhar sem arriscar

 

Sob o lema “Partilhar sem arriscar”, a Huawei Portugal deu início ao roteiro de 2022 do SmartBus. O projecto educativo, desenvolvido para crianças e jovens entre os 10 e os 14 anos, vai percorrer durante um mês o País de Norte a Sul, com paragem em cerca de 20 escolas portuguesas. E o início do roteiro aconteceu em Almada durante o Shaping The Digital Future, iniciativa que assinalou o Dia Internacional das Raparigas, uma iniciativa das Nações Unidas.

 

Foi à porta deste evento, que surge no âmbito da sexta edição do Programa Engenheiras Por Um Dia coordenado pelo INCoDe.2030 e pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, que o SmartBus esteve estacionado.

 

Adicionalmente, durante o Shaping The Digital Future assinalou-se também mais um encontro da Aliança para a Igualdade nas Tecnologias de Informação e Comunicação, contando com a presença de Diogo Madeira da Silva, Director da Huawei Portugal, Clara Aidos e Sofia Vieira Pinto, bolseiras do Programa de Bolsas da Huawei, Ana Rute Martins, da Happy Code, Margarida Alves, da Siemens e Ângela Morais, da Cisco. Foi com este quórum que se respondeu à questão “como atrair e reter o talento feminino?”.

 

Diogo Madeira da Silva foi perentório ao partilhar a visão da Huawei. Para o representante da tecnológica, as TIC “são uma indústria que precisa do melhor talento e onde a inovação é a força motriz”. E, concluí, “quando se precisa do melhor talento temos de olhar para o mercado da forma mais abrangente possível e não podemos fazê-lo deixando metade da população [as mulheres] de fora”.

 

Para que este exercício de integração seja realizado da forma pretendida, o responsável pela área de Public Affairs, Comunicação e Responsabilidade Social da Huawei Portugal identifica ainda o espaço e o tempo onde tal desígnio tem de ser desenvolvido – nas escolas e desde cedo. Algo com o qual também Manuel Albano, Vice-Presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), mostrou concordar durante a sessão de abertura que conduziu no mesmo evento, explicando como “o autocarro [SmartBus] que encontramos hoje aqui, em Almada, contribui para ensinar desde cedo sobre a utilização da tecnologia, incluindo às raparigas”. E, consequentemente, para lhes mostrar que este mundo “também é delas”, como referiu a também oradora convidada, Ana Carolina Vilas Boas, chefe da Divisão de Intervenção e Integração Social da Câmara Municipal de Almada.

 

Durante o evento, o SmartBus da Huawei que estava já estacionado no Fórum Municipal Romeu Correia, recebeu jovens dos Agrupamentos de Escolas Anselmo de Andrade e Daniel Sampaio, com o objectivo de promover e sensibilizar os estudantes, para as boas práticas de utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) através do apelo à responsabilidade e a comportamentos seguros on-line.

 

“Trazer mais raparigas para as tecnologias passa por iniciativas como o SmartBus, que mostra como as empresas privadas são fundamentais na aliança para a igualdade nas TIC, e fazem a diferença” declarou Luísa Ribeiro Lopes, Coordenadora-Geral do INCoDe.2030. Ao que, sobre o papel da organização que representa, acrescentou: “transversalizar a igualdade de género é uma das missões em todas as iniciativas apoiadas pelo INCoDe.2030, o que contribui para fazer da inclusão digital, inclusão social”.

 

No conjunto das actividades organizadas no âmbito do SmartBus estão também incluídas iniciativas promovidas pelos parceiros da Huawei Portugal. São exemplo iniciativas que integram o Mês das Competências Digitais tutelado pelo INCoDe.2030; o Programa Engenheiras Por Um Dia, iniciativa do Governo Português que tem como objetivo destacar as áreas da engenharia e tecnologia junto das jovens que frequentam o 3.º ciclo do ensino básico e ensino secundário; ou, ainda, a promoção da 10.ª edição do Sitestar.pt, evento a nível nacional promovido pela DECO e o .PT que convida jovens entre os 13 e os 18 anos a desenvolver sites em domínio .pt, de forma criativa e original.

 

Estima-se que este roadshow nacional, que recebeu ontem a primeira turma de crianças e jovens, poderá nas próximas semanas alcançar até entre 4000 a 5000 estudantes de Norte a Sul do País. O roteiro segue na próxima semana para o Externato Maristas de Lisboa, e passará depois por Braga, Porto, Viana do Castelo, Vila Nova de Gaia, Aveiro, Viseu, Seia, Fundão, Tomar, Leiria, Chamusca, Sines, Festivo, Montijo, Alcácer do Sal, Setúbal, Portimão, Albufeira, Faro, Beja, terminando no dia 11 de Novembro, em Lagos.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech