A Microsoft tem vindo, lentamente, a mudar a principal linha de comandos do Windows para adotar o Windows Terminal como o padrão. E com a mais recente atualização fornecida para o sistema essa transição parece finalmente estar concluída.
A partir da nova atualização do Windows 11 22H2, o Windows Terminal é agora considerada a aplicação de linha de comandos nativa do sistema, substituindo a Windows Console Host (conhost.exe). Com isto, os utilizadores podem agora ter acesso a uma linha de comandos mais avançada, e com mais funcionalidades.
A mudança tinha vindo a ser preparada desde o ano passado, mas apenas agora a Microsoft decidiu implementar a mesma de forma efetiva. Os utilizadores que tenham de aceder à linha de comandos, agora podem ter acesso à mesma via o Terminal, que conta com várias vantagens. Uma delas será o facto que a aplicação pode ser diretamente atualizada pela Microsoft Store, garantindo que está sempre na versão mais recente.
O Terminal conta ainda com a capacidade de usar temas diferentes, e abas para cada sessão, bem como é possível usar tanto a linha de comandos regular do Windows como o Powershell ou até o terminal do sistema WSL.
Muitos utilizadores podem nem vir a usar o Windows Terminal de forma regular, mas sobretudo para programadores esta será uma alteração bem vinda e bastante aguardada.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!