1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

GitHub Copilot

 

O GitHub fez bastante aparato quando lançou o Copilot, uma ferramenta de IA capaz de desenvolver partes de código de forma automática, tendo como base todo o código que se encontra sobre a plataforma do GitHub e a participar ativamente neste projeto.

 

Este foi lançado em fase beta em Junho de 2021, na altura como uma forma de criar pequenas linhas de código automaticamente, ou até funções completas conforme fosse possível. A tecnologia tem vindo a evoluir desde então, e parece que atualmente, uma grande parte do código escrito pelo Copilot é totalmente automático.

 

De acordo com as recentes declarações do CEO do GitHub, Thomas Dohmke, o GitHub Copilot é atualmente responsável por escrever até 40% de todo o código Java e Python na plataforma. Se tivermos em conta o crescimento ao longo dos últimos meses, e o aplicar-mos mais para a frente, espera-se que 80% do código escrito na plataforma seja automático dentro de cinco anos.

 

Segundo a plataforma, o Copilot pode ajudar nas tarefas de programação mais rotineiras, acelerando as mesmas até 55%. Se tudo correr como esperado, no futuro poderemos ter uma grande parte do código escrito totalmente de forma automática. Ainda se encontra longe o futuro onde os programadores serão substituídos por IA, mas certamente que o Copilot pode ajudar nas tarefas mais vulgares do processo.

 

Satya Nadella, CEO da Microsoft, dona do GitHub, também indica que a plataforma vai brevemente receber algumas novidades interessantes. Uma delas será a capacidade de a IA explicar porque aplicou uma determinada parte do código sobre o mesmo – dando assim mais informações para os programadores de forma a obterem detalhes sobre o que foi criado, invés de automaticamente preencher sem qualquer detalhe.

 

Nadella afirma acredita que a IA pode ajudar o futuro da programação, e que certamente vai mudar a forma como os programadores criam os seus códigos e os seus programas, criando uma solução não apenas mais rápida, mas mais segura e fiável.

 

A par com isto, de notar que também existe críticas sobre o uso do Copilot, em parte sobre a forma como este sistema se encontra a usar código criado por outros programadores em projetos completamente diferentes, usando a IA para pretexto de tal.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech