1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

processador da Intel fundo

 

Faz apenas alguns dias que o novo processador da Intel, o Core i9-13900K, foi oficialmente lançado. No entanto, dentro da comunidade de overclock, existe já quem tenha "puxado" o mesmo ao máximo – e com resultados que quebram qualquer outra barreira anterior.

 

De acordo com o portal HWBot, o overclocker conhecido como "Elmor" revelou ter conseguido colocar o novo processador da Intel a funcionar a uma velocidade recorde de clock. Anteriormente, o recorde encontrava-se faz mais de oito anos com o AMD FX-8370, com um clock final de 8794 MHz.

 

No entanto, "Elmor" revelou ter colocado o novo i9-13900K a funcionar a uns impressionantes 8.8 GHz, marcando assim o novo recorde mundial de overclock. Além disso, este é também o primeiro processador da Intel que consegue superar o clock obtido pelos processadores da AMD em mais de uma década – algo que certamente também merece o destaque.

 

Por padrão, o 13900K  possui um clock máximo de 5.8 GHz, embora o valor padrão se encontre mais entre os 5.0-5.5 GHz, derivado das temperaturas e ajustes feitos de forma dinâmica pelo próprio processador.

 

dados do recorde de overclock

 

Obviamente, para atingir estes valores elevados, o overclocker terá usado LN2 (nitrogénio liquido) de forma a arrefecer o processador para temperaturas "aceitáveis" para a tarefa. O feito foi realizado sobre um evento da Asus, tendo sido usada uma Asus Z790 ROG Maximus Apex com 32 GB de DDR5 a 4800 MHz. Encontra-se ainda em uso uma fonte de alimentação Lepa G1600, e para obter o melhor desempenho possível, foi usado o sistema Windows 7.

 

Obviamente, isto não serão condições que a maioria dos utilizadores alguma vez vá atingir, e tão pouco será algo que se deva usar no "dia a dia". Mas não deixa de ser um feito impressionante para a Intel o simples facto de ter conseguido superar um recorde com quase uma década e que era quase sempre em vantagem para a AMD.

 

Será também importante referir que este feito foi atingido usando uma versão ainda em desenvolvimento do processador, e não a versão final que vai encontrar-se nas lojas – conhecida como "engineering sample".

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech