A Asus conseguiu atingir um novo recorde de overclock, tendo ultrapassado o seu próprio valor anterior. Usando o mais recente processador Intel Core i9-13900K, a empresa afirma ter conseguido atingir um novo valor recorde mundial de overclock no mesmo.
Segundo a empresa, o processador foi colocado a uma velocidade de funcionamento de aproximadamente 9 GHz, estando estável o suficiente para correr o Pifast por 6.85 segundos e o SuperPi 32M por 3 minutos e 3 segundos.
Para atingir este feito, algumas alterações tiveram de ser realizadas, nomeadamente com a desativação de todos os E-cores do processador, juntamente com o hyperthreading. Isto colocou o processador limitado a 8 P-cores e 8 threads. Para manter as temperaturas estáveis, foi ainda usado uma combinação de nitrogénio líquido (LN2) e hélio líquido.
De relembrar que o recorde anterior mundial tinha também sido atingido pela Asus, em Outubro deste ano, onde o mesmo Intel Core i9-13900K teria atingido o clock final de 8.81 GHz. Em ambos os casos foi usada a motherboard ASUS ROG Maximus Z790 Apex.
Por norma, a velocidade máxima que o Intel Core i9-13900K pode atingir será de 5.8 GHz em modo Turbo.
Esta é também a primeira vez que um processador da Intel consegue atingir este feito. O mais próximo que existiu de se atingir os 9 GHz em velocidade de clock terá sido com processadores da AMD, nomeadamente a linha FX, que na altura encontrava-se constantemente na liderança com valores de 8GHz. No entanto, parece que a tendência agora mudou para o lado da Intel, puxando ainda mais o patamar para os futuros modelos.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!