1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Firefox para smartphones

 

Faz cerca de dois anos que a Mozilla disponibilizou uma das maiores atualizações para o Firefox, não apenas a nível da aplicação para desktop, mas também da sua vertente para smartphones.

 

O Firefox para Android recebeu certamente várias mudanças, entre as quais se encontrava na possibilidade de instalar addons no mesmo – embora apenas de uma lista aprovada pela entidade. Desde então, poucas mudanças foram feitas neste sistema, e o Firefox continuou a permitir que apenas algumas extensões pudessem ser usadas no Android.

 

Felizmente isso parece estar para mudar em breve, com a chegada do Firefox 107 Beta. A nova versão do navegador da raposa agora chega com suporte para qualquer addon, embora ainda num formato não propriamente "simples" de usar.

 

Para já, o Firefox apenas permite que sejam instaladas extensões de listas criadas diretamente do site de Addons do Firefox, pelos próprios utilizadores. Ou seja, os utilizadores necessitam de criar manualmente a lista de extensões que pretendem usar no Firefox para Android, e a partir dai é que poderão instalar as mesmas no navegador.

 

Isto pode ser feito através da ativação do modo de programador do Firefox Beta, acedendo às definições > Acerca do Firefox Beta. Ai deve-se carregar várias vezes no ícone do Firefox, até surgir a mensagem a indicar que o modo foi ativado.

Feito isto, deve-se aceder às definições do navegador, onde vai encontrar-se a nova opção "Custom Add-on collection". Aqui será onde se deve colocar o ID da coleção criada no site da Mozilla, e que será usado para permitir a instalação de extensões.

 

Feito isto, os utilizadores podem então proceder com a instalação das extensões que se encontrem dentro desta lista. No entanto, fica também o alerta para o facto que nem todas as extensões do Firefox estão adaptadas para uso na sua versão do Android – e este é um dos motivos pelos quais o Firefox não recebeu a funcionalidade mais cedo.

Alguns addons podem apresentar algumas falhas ou não funcionar de todo sobre este sistema, portanto será uma questão de se experimentar para ver.

 

De notar que, para já, a novidade apenas se encontra disponível para os utilizadores no Firefox 107 Beta para Android.

Anonymous

Mensagem Ter 25 Out 2022 - 16:31 por Lex Aleksandre

Já faz algum tempo que uso esse recurso no Firefox Nightly. Muitas extensões não funcionam. Por incrível que pareça a extensão oficial de tradução da Mozilla não funciona. Mas a TWP funciona relativamente bem.





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech