Anteriormente conhecido como "XBMC", o Kodi é hoje em dia um dos programas de multimédia mais usados em centros dedicados para essa tarefa, permitindo rapidamente gerir tanto fotos como vídeos, músicas, rádios e uma variedade de outros conteúdos.
A sua versatilidade para vários sistemas, e o facto de ser inteiramente open source, tornam-no uma preferência para muitos. E depois de ter recebido a primeira versão alfa do novo Kodi 20 "Nexus" em Maio deste ano, chega agora a terceira versão, com algumas novidades que certamente serão importantes de sublinhar.
Nas configurações de legenda, agora é possível personalizar novos aspetos como o tamanho e cor da borda; tipo, cor e opacidade do fundo; bem como cor / opacidade da sombra e desfoque. Além disso, é introduzido suporte ao estilo de texto sublinhado e riscado, para o formato WebVTT e para fontes OTF.
Uma das grandes novidades desta versão é a incorporação de uma funcionalidade que permite várias versões do mesmo plugin, para que pudéssemos usar, por exemplo, simultaneamente duas fontes de gravação de PVR (Gravador de vídeo pessoal).
Destaca-se ainda a atualização do codec FFMPEG para a versão 4.4, que deverá melhorar a compatibilidade com novos conteúdos na plataforma. Também o suporte a descodificação AV1 para Android começa agora a ser suportado, juntamente com suporte a vídeos H.265 na Xbox.
Foram ainda feitas as tradicionais otimizações de desempenho e correções em geral de alguns bugs para as diferentes plataformas onde o programa se encontra disponível.
De notar que esta versão ainda é considerada "Alfa", e, portanto, pode conter bugs ou falhas, mas permite que os utilizadores possam ter acesso às novas funcionalidades antes de todos. O download pode ser feito diretamente pelo site da app.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!