Mantendo o calendário de atualizações, o Chrome encontra-se hoje a receber a nova versão 102 no canal estável, chegando com um conjunto de novidades e melhorias interessantes de se analisarem.
As melhorias focam-se sobretudo na forma como o Chrome gere as janelas ativas, além de uma maior integração entre as PWA e o sistema operativo.
Uma das maiores novidades será a maior integração entre as PWA e o sistema, que irá permitir usar mais APIs nos mesmos e ocupar uma área mais abrangente do sistema. No final, o objetivo passa por fornecer aplicações PWA que sejam mais parecidas possíveis a apps nativas.
Outra novidade encontra-se na possibilidade das PWA agirem como apps padrão para diferentes formatos de ficheiros. Por exemplo, passa a ser possível para os programadores criarem aplicações PWA que possam ser usadas com a opção “Abrir com” do sistema operativo.
A lista de alterações é bastante extensa, e uma grande maioria foca-se em fornecer mais funcionalidades para os programadores expandirem o uso das suas aplicações e websites. No entanto, existem também mudanças para os utilizadores finais, como é o caso das tradicionais melhorias de desempenho e, claro, as correções de bugs e falhas de segurança que foram detetadas nos últimos tempos.
Os utilizadores podem desde já instalar a versão do Chrome 102 acedendo ao menu de Configurações do navegador – ou a atualização será instalada automaticamente da próxima vez que reiniciar o navegador e o sistema.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!