1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Chrome logo

 

Os utilizadores do Google Chrome irão brevemente começar a receber uma nova versão, a qual conta com um conjunto de novidades interessantes. A nova versão do Google Chrome 88 encontra-se agora a ser disponibilizada para dispositivos Windows, Mac, Linux, Android e iOS.

 

Existem várias novidades nesta nova versão do navegador, embora algumas ainda estejam apenas disponíveis para os utilizadores que as ativem manualmente pelas “flags” do navegador.

Para começar, existe agora a possibilidade de editar diretamente as senhas guardadas no navegador, através da página do mesmo para o efeito. A funcionalidade encontra-se disponível para o navegador em desktop e iOS, sendo que irá chegar brevemente também ao Android. No entanto, para usar esta funcionalidade é necessário ativar a flag “chrome://flags/#edit-passwords-in-settings”.

 

editar senhas chrome

 

Além disso, é agora possível analisar todas as senhas guardadas no navegador, de forma a identificar as que sejam consideradas de baixa segurança. Com o clique de um botão, o navegador pode agora analisar todas as senhas guardadas no mesmo, notificando sobre quais as que sejam consideradas “inseguras” ou que tenham sido de alguma forma comprometidas.

De acordo com a Google, desde que a funcionalidade “Safety Check” foi introduzida no Chrome, a empresa registou uma queda de 37% no uso de senhas inseguras pelos utilizadores.

 

Esta nova versão conta ainda com um novo sistema de permissões, que agora deverá notificar os utilizadores quando sejam necessárias permissões adicionais para um website de forma menos intrusiva, através de um pequeno ícone azul na barra de endereço.

 

notificações de pedidos de localização no chrome

 

Sobre a barra de endereços, foi também introduzida uma mudança que tinha sido anunciada o ano passado, em como o navegador agora oculta por padrão a parte inicial dos endereços – embora os utilizadores ainda tenham a opção de mostrar o endereço completo caso assim o pretendam.

 

novo endereço do navegador

 

A nível de conteúdos na web, o navegador agora alerta quando o utilizador tentar enviar formulários a partir de websites inseguros – mesmo que estes não tenham campos de senhas. A notificação será apresentada diretamente pelo navegador, a informar sobre o envio inseguro, sendo que os utilizadores podem proceder de qualquer forma ou cancelar o envio dos dados.

 

Fica também bloqueado agora o download de conteúdos a partir de fontes em HTTP em sites que estejam sobre o formato HTTPS. O navegador deverá informar que o ficheiro em questão não foi possível de descarregar de forma segura.

 

A nova atualização deve ser automaticamente instalada para todos os utilizadores do Google Chrome, sendo que pode verificar a versão em que se encontra através do menu do navegador > Ajuda > Acerca do Google Chrome.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech