
Após um período de pouco mais de um mês em fase beta, a nova versão do popular software de streaming, o OBS Studio 31.1, foi finalmente lançada em formato estável. Esta atualização sucede à versão 31.0, disponibilizada em dezembro, e traz consigo um leque considerável de melhorias e novas funcionalidades.
Uma lufada de ar fresco para o Linux
Os utilizadores do sistema operativo Linux são um dos principais focos desta nova versão. Uma das funcionalidades mais aguardadas, a saída de vídeo multipista, está agora finalmente disponível, incluindo otimizações de rede e suporte para atraso de transmissão (stream delay). Além disso, a captura de ecrã no Linux foi aprimorada com o suporte para sincronização explícita no PipeWire, resultando numa menor latência e num desempenho superior.
Novas funcionalidades e melhorias de codificação
A atualização 31.1 não se fica pelas melhorias no Linux. Foram introduzidas várias novidades que abrangem diferentes plataformas e necessidades dos criadores de conteúdo:
Suporte experimental para o Windows em arquitetura Arm (WoA).
Adição de controlos de zoom na pré-visualização.
Conversão de formato, espaço e gama de cores acelerada por GPU.
Suporte para B-frames em AV1 no codificador AMF da AMD.
Controlo de débito QVBR para o codificador VA-API no Linux.
Opção de AQ espacial para codificadores VideoToolbox no macOS 15 e mais recentes.
Suporte para câmara virtual V4L2 em sistemas BSD e outros sistemas não-Linux.
Interface refinada e maior usabilidade
A equipa de desenvolvimento realizou pequenos ajustes na interface para unificar o aspeto visual do programa, modificando a aparência da lista de Fontes e das barras de ferramentas. Os utilizadores podem agora alterar o tamanho do tipo de letra da aplicação e a densidade da interface, permitindo uma organização mais compacta ou mais espaçada dos elementos.
Outra melhoria de usabilidade notável foi a reformulação do diálogo de "Ficheiros em Falta", que agora suporta pesquisas mais profundas em diretórios, facilitando a localização de recursos perdidos.
Otimizações de desempenho e correções cruciais
No campo do desempenho, a versão 31.1 aumenta a eficiência máxima de renderização das pré-visualizações. Para os jogadores, uma atualização há muito esperada ao sistema de captura de jogos vem finalmente corrigir problemas com títulos como Valorant, que utiliza o sistema anti-batota Vanguard da Riot.
Foram também resolvidos vários problemas que podiam levar ao encerramento inesperado do programa, desde uma condição de corrida que podia fazer falhar gravações consecutivas até um congelamento ao recortar uma fonte de forma excessiva. Muitas das correções focam-se nas funcionalidades mais recentes, como a que impedia que as transmissões de vídeo multipista fossem interrompidas após 48 horas.
A atualização inclui ainda melhorias específicas para cada plataforma, como a correção de distorção de áudio na fonte de navegador no Windows, a resolução de problemas com teclas de atalho no Linux e a correção de timestamps em ficheiros FLV quando são utilizados b-frames. Para consultar a lista completa de todas as alterações, pode visitar a página oficial do lançamento no GitHub.










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