1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Youtube aberto sobre smartphone

 

Muito malware propaga-se sobretudo por sites maliciosos criados especificamente para a tarefa na internet, ou por downloads em diversas plataformas. No entanto, uma nova tendência tem vindo a surgir recentemente.

 

Nos últimos tempos, várias campanhas de malware têm vindo a propagar-se com origem diretamente no YouTube. Estas surgem em vídeos que, supostamente, seriam usados para os mais diversos tutoriais, e que apontam para ficheiros em plataformas externas que os utilizadores poderiam necessitar para realizar o que estaria a ser descrito no vídeo.

 

Um dos exemplos encontra-se sobre como ativar diferente software pago de forma gratuita, onde a descrição dos vídeos surge com links para plataformas externas onde se encontram os supostos "ativadores", mas que nada mais são do que malware.

 

As campanhas dos últimos tempos tendem a ser focadas para malware de roubo de informações pessoais. Este género de malware será o que se instala nos sistemas com o objetivo de roubar o máximo de informação possível, seja contas bancárias, dados dos utilizadores ou senhas de acesso a diferentes serviços.

 

Estes géneros de campanhas não são propriamente novas, mas nos últimos tempos parecem ter vindo a propagar-se em força sobre diferentes famílias de malware. Muitos dos vídeos podem permanecer durante bastante tempo na plataforma, além de que contam ainda com atividade para tentarem atrair mais utilizadores – como exemplo, através de valores de visualizações falsas ou comentários de bots.

 

Como sempre, a primeira linha de defesa parte dos próprios utilizadores, que devem ter atenção ao que se encontram realmente a descarregar ou a aceder. Ainda mais quando estes géneros de conteúdos serão para atividades longe de serem consideradas "regulares".

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech