1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Google Chrome e Safari sobre cadeado

 

As críticas contra a Apple e a Google por parte dos programadores surgem sobre os mais variados temas. No caso da Google, a principal encontra-se na forma como a empresa controla o mercado dos navegadores em dispositivos móveis, e no caso da Apple será sobre o controlo e restrições para plataformas de cloud gaming.

 

No entanto, parece que as autoridades do Reino Unido vão agora analisar melhor estas acusações. A Competition and Markets Authority (CMA) do Reino Unido confirmou que vai iniciar uma nova investigação para a Apple e a Google, sobre as práticas da empresa em diferentes setores.

 

No caso da Apple, os utilizadores do iPhone ou iPad possuem vários navegadores diferentes que podem usar no sistema, mas todos estão restringidos a usarem apenas o motor do WebKit, que é o mesmo que usa o Safari.

Os programadores apontam que o WebKit possui vários bugs que praticamente forçam os programadores a criarem apps dedicadas, invés de usarem as variantes via web app.

 

No caso da Google o processo será similar, mas neste caso será sobre o Chromium, que é o motor usado em praticamente todos os navegadores que existem para Android e para Windows. No entanto, ao contrário da Apple, a empresa não força os navegadores a usarem o Chromium no sistema.

 

A investigação da CMA será focada em analisar se as duas empresas, através dos seus motores proprietários, não estarão a realizar um monopólio do mercado, podendo conjugar as suas regras e ditar as normas, prejudicando rivais que possam existir.

 

De notar que a investigação ainda deve demorar algum tempo a produzir efeitos finais, mas será o primeiro passo para analisar as práticas da empresa neste campo e, potencialmente, a trazer mudanças para o mesmo.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech