1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Apple logo da empresa sobre cadeado

 

Os utilizadores de dispositivos da Apple vão brevemente contar com um pouco mais de segurança nos backups enviados para o iCloud.

 

A empresa confirmou que, para quem envie backups dos seus dispositivos para o iCloud, agora os conteúdos vão ser encriptados ponta a ponta. Esta medida faz parte de um conjunto de mudanças que a Apple se encontra a preparar para a plataforma, focadas em garantir mais segurança para os utilizadores finais.

 

Com estas mudanças, a empresa vai expandir o sistema de encriptação – o qual já se encontrava para certos conteúdos – passando a abranger um total de 23 categorias diferentes (invés das anteriores 14). Das categorias agora abrangidas encontra-se o backup de conteúdos, Notas e Fotos.

 

De notar que, para usar esta funcionalidade, os utilizadores necessitam de ativar nas suas contas o que a empresa apelida de "Advanced Data Protection". Este sistema garante o acesso a mais conteúdos encriptados para o iCloud.

Segundo a Apple, os únicos conteúdos que vão continuar fora da encriptação será o sistema de Mail, Contactos e Calendário, uma vez que a empresa afirma que estes necessitam de comunicar com diferentes plataformas, e a encriptação impediria isso.

 

novo sistema de encriptação da apple

 

Em conteúdos que não se encontram encriptados ponta a ponta, a Apple permanece com a chave de segurança dos conteúdos, dai que os dados podem ser recuperados com a ajuda da empresa. No caso dos conteúdos encriptados ponta a ponta, a chave encontra-se no controlo dos utilizadores, e como tal os dados apenas podem ser desbloqueados a partir de um dispositivo confiável onde a conta da Apple esteja configurada.

 

Se os utilizadores perderem o dispositivo, ou não tiverem outro meio de acesso, os dados não podem ser recuperados nem acedidos pela empresa.

 

Os utilizadores no programa Beta da Apple devem começar a receber a novidade ainda durante esta semana, mas apenas para os EUA. Espera-se que até ao final do ano chegue aos utilizadores em geral – mas ainda limitado para os EUA.

Apenas no início de 2023 é que a empresa espera fornecer esta novidade para os utilizadores a nível global.

 

autenticação em duas etapas com chave física da Apple

 

Além disso, a Apple confirmou ainda que vai realizar melhorias na proteção das contas dos utilizadores, contando agora com suporte a chaves físicas de segurança para autenticação em duas etapas. Este género de chaves, como as Yubikeys, tem vindo a tornar-se cada vez mais populares, e agora os utilizadores podem usar as mesmas para garantir mais proteção das suas contas. Esta novidade deve começar a chegar às contas dos utilizadores durante o início do próximo ano.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech