1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Gmail logo com cadeado

 

A Google confirmou que vai lançar para os utilizadores do Gmail uma nova funcionalidade, na qual será possível ativar a encriptação ponta-a-ponta para as mensagens partilhadas entre a plataforma.

 

De acordo com a empresa, a nova funcionalidade vai permitir que os utilizadores do Google Workspace possam usar a encriptação ponta a ponta para as mensagens partilhadas dentro do Gmail, adicionando uma camada adicional de segurança para as mensagens.

 

Ao usar esta funcionalidade, o Gmail irá encriptar todas as mensagens enviadas entre os utilizadores, de forma a que nem mesmo os servidores da Google possam aceder aos conteúdos da mesma. A encriptação é feita nos dispositivos, e apenas as duas partes da conversa possuem acesso à mesma

 

De notar que a encriptação apenas irá encontrar-se para os conteúdos do email, e não para os conteúdos mais genéricos, como a data de envio ou assunto. Com esta funcionalidade ativa, as chaves de encriptação dos conteúdos encontram-se apenas nos dispositivos dos utilizadores, pelo que nenhuma outra parte pode aceder à mensagem – nem mesmo a Google.

 

mensagem encriptada do gmail

 

De momento, a funcionalidade de encriptação ponta a ponta do Gmail encontra-se em teste sobre os planos do Google Workspace Enterprise Plus, Education Plus e Education Standard. Espera-se que brevemente venha a ficar disponível para mais planos, e eventualmente possa vir a surgir para contas do Gmail regulares – para já o foco parece ser a nível da educação e empresas.

 

Esta novidade certamente que pode adicionar uma camada adicional de segurança para mensagens com conteúdos sensíveis, mas infelizmente a sua disponibilidade ainda é algo limitada de momento. Além disso, tendo em conta o formato sobre como funciona, é possível que ainda possa demorar algum tempo até que comece a chegar a contas pessoais do Gmail – as que terminam em @gmail.com.

quer dizer que futuramente os grandes corruptores podem continuar sem preocupação de corrupção.

Nem os hackers consegue tirar algo para provas.





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech