A Apple confirmou que vai deixar de fornecer encriptação ponta a ponta para o iCloud no Reino Unido, depois do governo local ter exigido à Apple a instalação de um backdoor nos seus sistemas, para permitir o acesso a dados dos utilizadores no mesmo.
O Advanced Data Protection (ADP), uma funcionalidade introduzida pela Apple em Dezembro de 2022, e focada em fornecer mais segurança e privacidade para os dados dos mesmos, vai deixar de ser fornecida para utilizadores e dispositivos no Reino Unido a partir de hoje.
Esta medida da Apple surge depois do governo do Reino Unido ter exigido à Apple que criasse uma forma de backdoor para os seus sistemas, que iria permitir a entidade credenciais de segurança no país acederem a dados desencriptados dos sistemas da Apple – e de utilizadores em todo o mundo.
O sistema do ADP protege os dados dos utilizadores com encriptação ponta a ponta, que torna virtualmente impossível a capacidade de aceder aos dados de forma externa – nem mesmo a Apple possui acesso à informação existente nos seus servidores. Apenas dispositivos autorizados podem ter acesso a esses dados – os dispositivos dos utilizadores com as chaves de desencriptação corretas.
No entanto, a Apple decidiu remover o suporte para o ADP no Reino Unido, depois do governo ter obrigado a empresa a forçar a implementação de um backdoor no mesmo, que iria permitir aceder de forma ilimitada aos dados, mesmo que encriptados.
Os utilizadores que tentarem, do Reino Unido, aceder à secção onde se ativaria o ADP devem agora ter uma mensagem a indicar que a funcionalidade não se encontra disponível no Reino Unido.
Embora a Apple não possa diretamente desativar o ADP para utilizadores que já o tenha ativado, eventualmente as contas que o tenham ativo devem começar a ser notificadas para seguirem as regras para continuar a usar o iCloud – doutra forma, os dados podem permanecer encriptados e inacessíveis pelos utilizadores.
Embora a funcionalidade não esteja disponível no Reino Unido, o ADP ainda estará acessível e pode ser ativado por utilizadores em qualquer outra região do mundo.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!