1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Google Chrome com código QR para passkey

 

A Google encontra-se a revelar algumas novidades para o Chrome, sendo que recentemente a empresa confirmou a chegada de dois modos de poupança de energia e RAM para o navegador. No entanto, as novidades podem não terminar por aqui.

 

Ao que parece, a empresa encontra-se também a testar a integração do novo sistema de Passkeys, que pretendem ser uma forma mais segura de autenticação na web, dispensando o login com as tradicionais senhas.

 

A grande maioria dos serviços online na atualidade necessitam de dois dados para aceder a contas: o nome de utilizador e uma senha. O problema encontra-se no facto que as senhas, por muito seguras ou únicas que sejam, podem ser comprometidas.

É aqui que entras as Passkeys. Estas dispensam o uso de senhas para a tarefa de login, e invés disso usa-se um dispositivo verificado que pode confirmar o acesso via código QR ou pedido de autenticação direto ou por via biométrica.

 

Esta funcionalidade tinha vindo a ser testada no Chrome desde meados de Outubro, mas agora parece que a empresa vai finalmente integrar a mesma na versão final – abrindo as portas para mais serviços a adotarem no futuro como forma de login.

 

Para usar a funcionalidade, os utilizadores apenas necessitam de aceder a um site que tenham a funcionalidade de passkeys suportada. De momento a lista ainda é relativamente pequena, uma vez que a tecnologia também está a dar os primeiros passos, mas espera-se que venha a melhorar daqui em diante.

 

No caso de computadores desktop, se estes tiverem um leitor de impressões digitais, o mesmo pode ser usado para a autenticação. Em alternativa, também se pode usar um código QR com um smartphone, onde é feita a mesma validação.

 

A novidade espera-se que venha a melhorar consideravelmente a segurança das contas online, ao mesmo tempo que reduz a necessidade de senhas para o login em diferentes plataformas.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech