1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Mastodon com imagem promocional

 

Desde que Elon Musk entrou para a direção do Twitter, vários utilizadores têm vindo a procurar alternativas à mesma. Uma das maiores alternativas atualmente é o Mastodon, que tem vindo a ganhar bastante popularidade no processo.

 

De acordo com os dados mais recentes, entre Outubro e Novembro, a contagem de utilizadores no Mastodon passou de 300.000 utilizadores mensais para mais de 2.5 milhões, o que claramente representa um grande aumento.

 

A partir de uma mensagem deixada no seu blog oficial, o criador do Mastodon, Eugen Rochko, afirma que a plataforma encontra-se em contínuo crescimento, não apenas ao nível de novos utilizadores sobre a mesma, mas também sobre novas instâncias criadas para a rede federada.

 

Na mesma mensagem, Eugen Rochko deixa também os seus comentários sobre as recentes decisões do Twitter em banir links de instâncias do Mastodon, da suspensão de contas de vários jornalistas na plataforma e do bloqueio de contas como a que seguia o avião de Musk usando informação publicamente acessível.

 

Segundo Rochko, estas medidas são uma demonstração de como as plataformas centralizadas podem aplicar os seus próprios limites e regras, sem terem em conta os seus utilizadores – colocando os mesmos como "reféns" das mesmas. O mesmo indica ainda que no Mastodon, a ideia passa por criar uma rede aberta, onde qualquer um pode participar e manter as suas linhas de comunicação, com as suas próprias regras.

 

No entanto, o Mastodon não é a única plataforma para a qual os utilizadores se têm voltado na saída do Twitter. Existe ainda a rede Hive, que também tem vindo a ganhar alguma popularidade, ou a Koo, que alguns utilizadores consideram ser um clone direto do Twitter. No entanto, todas estas redes continuam a manter o aspeto de serem fechadas para si mesmo – algo que no Mastodon não existe, e isso atrai os utilizadores.

 

Rochko termina a sua mensagem indicado que se encontra confiante para o futuro da plataforma como um todo, sobretudo a nível da liberdade de expressão e de imprensa.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech