O futuro do Twitter ainda é incerto, mas parece que com as notícias de tal para breve, existe uma alternativa que tem vindo a ganhar popularidade: o Mastodon.
O TugaTech já tinha analisado o Mastodon no passado, e até estamos também presentes nessa plataforma, mas com as recentes notícias parece que existem cada vez mais utilizadores a preparar-se para uma mudança drástica.
Os números claramente indicam que, desde foi conhecida a ideia de Elon Musk adquirir o Twitter, o Mastodon tem vindo a registar um crescimento considerável de utilizadores registados sobre as suas instâncias. De relembrar que o Mastodon é uma plataforma social similar ao Twitter, mas inteiramente open source e descentralizada.
Poucas horas depois da confirmação da compra do Twitter, o Mastodon registou cerca de 41287 novos utilizadores, dos quais 30.000 eram novos utilizadores. Eugen Rochko, fundador do Mastodon, aponta ainda um facto curioso: quando o mesmo começou a desenvolver este serviço em 2016 teria sido com a ideia que o Twitter poderia ser vendido a um milionário controverso – algo que agora se aplica.
Obviamente, entre as decisões para tal encontram-se ainda a falta de controlo dos dados dos utilizadores que existe no Twitter, e o facto de ser uma plataforma fechada. Avançando uns anos, parece que o Mastodon tem vindo a ganhar cada vez mais popularidade, e com os números a aumentarem a cada dia.
Também é importante de ter em conta que, ainda de forma recente, o Mastodon lançou a sua aplicação oficial para Android e iOS – apesar de existirem muitas outras de terceiros faz bastante tempo, e que podem ser igualmente usadas para aceder à plataforma.
O facto que a plataforma é praticamente uma cópia do Twitter pode levar a que muitos utilizadores se sintam “em casa” ao usar o serviço. E caso esteja registado, não se esqueça de seguir também o TugaTech por lá.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!